Gabriela Kuhnen é estilista e cientista, doutoranda em Design na UFSC, pesquisa e atua com marcas de moda ecológica com uso de impressão botânica e tingimentos naturais em fibras de algodão e seda.
Sua missão é compartilhar seus conhecimentos sobre design e tecnologia aliados à ecologia.
Parte de sua pesquisa está relacionada aos aspectos científicos dos corantes naturais, espécies de plantas tintórias e os mordentes na preparação de tecidos.
Outra parte está associada aos aspectos simbólicos das plantas, a sacralidade das mulheres e o respeito pelos ciclos da natureza.
Falar do trabalho manual e artesanal é falar da ancestralidade e do poder feminino. Assim como as plantas que se modificam de acordo com o solo, com a umidade, com a luz e até com a energia sutil que emana ao redor, as mulheres também passam por vários estados de espírito. São regidas pela energia da lua e durante suas mudanças também se transformam. No processo alquímico de impressão botânica os cinco elementos se fundem para a concretização de estampas criadas com matéria viva.
Gabriela Kuhnen promove cursos e workshops. Abre constantemente seu showroom para promover uma experiência sensorial com a impressão botânica para que as pessoas possam vivenciar seus processos e compreenderem sua relação com o reino vegetal e todos os seres.
O processo da impressão botânica é experienciado para criar estampas com flores, folhas, cascas ou frutos em tecidos que irão se transformar em uma obra de arte, artefato ou qualquer coisa que se queira imaginar.
É uma vivência sobre a energia das plantas e seu poder tintório. Nos conectamos e aprendemos a fazer uma coleta responsável e intuitiva compreendendo quais partes das plantas podem ser usadas para impressão botânica e suas potencialidades.
Passamos pelos processos alquímicos dos quatro elementos (terra, fogo, água e ar) e integramos nossa criatividade para materializar muito mais do que uma estampa, através da arte e magia.
Redes Sociais